quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Seminario-Ciencias ''OS CUIDADOS NA GRAVIDEZ''

podem começar a partir do terceiro trimestre, dado que a barriga já tem um tamanho considerável e o seu peso terá aumentado pelo menos 10 quilos. Por isso trate de viajar sentada, e exija os assentos assinalados para grávidas. Se viaja de automóvel, não deixe de utilizar o cinto de segurança: a faixa diagonal deve passar através do ombro e entre os seios e o abdómen, enquanto que a faixa horizontal deve colocar-se por debaixo da ba
A segurança é um dos paradigmas da sociedade contemporânea e as suas fronteiras chegam aos alimentos, ao trânsito de veículos e pedonal, ao sexo, ao uso de produtos de limpeza, etc., etc. E a gravidez, evidentemente, não escapa a essa premissa. De tal maneira é assim, que a julgar pelas nossas avós, as grávidas deveriam permanecer dentro de uma redoma de vidro, esperando o nascimento dos seus filhos com o mínimo ou nenhum contacto com os "perigos que espreitam lá fora". Sem dúvida, esta visão é por demais exagerada. No entanto, alguns cuidados podem ajudar a que a gestação decorra num clima de prazer, alheio a alguns aspectos que podem, efectivamente, afectar o normal desenvolvimento da gravidez.

Cuidado com os esforços
Frequentemente pode-se ouvir que levantar coisas pesadas pode produzir partos prematuros ou abortos. No entanto, não há evidências de que isto seja certo; geralmente estas complicações correspondem a causas genéticas, infecções e transtornos imunitários. Não obstante, e ainda que não afecte o seu bebé, fazer este tipo de esforços pode trazer mais incómodos à sua já bem esforçada coluna. Recorde que o seu corpo mudou. Portanto, a coluna não é a mesma: a crescente barriga obrigou a uma mudança de postura que pôs em funcionamento músculos que habitualmente não se utilizam. Estas alterações posturais são responsáveis pelas habituais dores de cintura. Por isso, evite realizar esforços ou levantar peso excessivo, e se é imprescindível que o faça porque não há ninguém que possa ajudá-la, cuidado com a posição. O ideal é ajoelhar-se e não se curvar sobre o abdómen, já que assim se esforçam desnecessariamente os músculos da cintura. Faça com que a sua coluna permaneça o mais rígida possível e faça a força com as pernas e não com o abdómen.
Sentada ou parada?
Se é por muito tempo, nem uma coisa nem a outra. Durante a gravidez, permanecer demasiado tempo num escritório, num autocarro ou num avião, pode aumentar a dor de cintura, o risco de varizes nas pernas e favorecer a formação de coágulos. Para evitar estes riscos, se tem de estar sentada longos períodos (no escritório a escrever ou a desenhar), urine com frequência. Isso obrigá-la-á a levantar-se pelos menos de duas em duas horas. Assim, use uma cadeira com apoio de braços, de maneira a que possa acomodar-se adequadamente e contar com um apoio na hora de se levantar.
Às vezes um almofadão pode ajudar a melhorar a posição. Para reduzir a tensão na sua coluna, faça com que os seus pés descansem sobre um apoio de pés (alguns livros ou um banquinho podem ser uma óptima alternativa), e cruze as pernas o menos possível. Se, pelo contrário, o seu trabalho a obriga a estar parada (comércio, têxteis, pessoal de segurança), tente caminhar a cada uma ou duas horas, durante dez a quinze minutos, mova os dedos do pé ou rode os pés para um lado e para o outro em breves sessões de 15 ou 20 exercícios para cada um. Recorde que estar muito tempo de pé pode diminuir a chegada de sangue ao útero. Trate de utilizar meias de descanso e sapatos sem salto.
Na hora de viajar
Se utiliza os meios de transporte públicos, os maiores inconvenientes rriga. Dito de outra maneira, por cima ou por baixo da barriga, mas nunca sobre ela.